Translate this blog. Please, choose your language

Pesquisar

"Bem vindo e bem vinda ao blog. Espero que goste do conteúdo. Muito obrigada pela visita. Deus te abençoe! e Volte sempre que quiser!" (Marília)

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Quetiapina para insônia de autistas

 


Há mais de 10 anos eu tenho insônia. No começo, era menos grave, eu conseguia dormir até as 3h da manhã ou até às 23h ou meia noite. Muitas vezes, o horário foi mudando, assim, eu poderia dormir a partir das 2 ou 3h da manhã, depois de ficar vagando a mente pela noite e parte da madrugada. Cheguei a um nível de não conseguir dormir nada à noite e pela madrugada. No entanto, eu tentei resolver de forma natural, sem sucesso, porque não tive a devida assistência profissional. A minha busca por ajuda culminou no que eu mais repudiei: tratamento com remédio controlado. Espero que esse não seja o fim porque eu quero conseguir dormir, pelo menos, sem o uso de tarja preta ou vermelha.

Agradeci ao Alto por eu estar conseguindo dormir, apesar de ser com a ação de medicamento. No entanto, eu não durmo bem, pois acordo indisposta, sonolenta e com dores no corpo, pois os músculos continuam tensos. Além disso, tenho de colocar os tampões de ouvido, senão eu não durmo também ou demoro a pegar no sono. Já quando estou muito ansiosa, eu não consigo dormir, mesmo medicada. 

A quetiapina é muito usada na esquizofrenia e bipolaridade em doses altas. Eu tomo 200 mg, essa quantidade pode parecer alta, mas não é. A psiquiatra começou com 100 mg da quetiapina comum, mas meu organismo não a aceitou bem porque eu passei mal todas as noites. Assim, as reações de meu corpo eram garganta dormente com prejuízo até na deglutição de saliva, hipotensão com taquicardia, acordar para urinar à noite e um peso para me levantar junto com a taquicardia. Relatei à psiquiatra que me atendia on line gratuitamente por ser colega da minha irmã mais velha. Ela, então, após várias queixas em muitas sessões, me orientou a tomar a quetiapina XRO de 200 mg. XRO, a farmacêutica me explicou, significa que o medicamento é de liberação lenta. Meu organismo se adaptou melhor, mas eu ainda tenho, às vezes, hipotensão com tontura leve e têm noites que eu não lembro de tomar. Eu acho que é porque ficou algo automático. Assim, quando eu esqueço, me dou conta só quando fico com a mente vagueando quando eu deveria estar "groguezinha". 

O fato é que a ação da quetiapina usada para insônia ocorre devido ao efeito colateral dela. É isso mesmo. A pessoas ficam achando que sou esquizofrênica ou bipolar só por tomar quetiapina, mas elas foram confundidas porque a quetiapina em doses altas é mais usada para essas patologias. Mas eu só tomo 200 mg, apesar de não gostar mesmo assim. Veja só, meu organismo reage ao efeito colateral da quetiapina em doses pequenas. O bom é que acaba sendo terapêutico para uma coisa, mas é preciso ter cuidados maiores e fazer exames, ou não? Se sou sensível ao efeito colateral de causar sonolência, será que meu organismo também é aos outros efeitos colaterais? Misericórdia! Não sei o que é pior ficar sem dormir ou dormir sob o efeito adverso dessa droga medicamentosa. Tá entregue a Deus. Jesus amado! 

Re-editado em 02/11/2023:  Após a consulta com especialista em autismo, em 25/09/2023, passei a tomar cerca de 175 mg e depois 100 mg. Portanto, estou tomando a metade da quetiapina e tendo quase nada de efeito colateral. Estou sentindo sede (boca seca) antes de ir dormir e, às vezes, sinto a garganta ainda dormente, mas não é tão intenso como quando eu tomava o dobro da concentração que estou tomando agora. O sono vem, mas ainda só durmo se tomar a quetiapina. Diante disso, ainda tenho esperança de parar de tomar um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário respeitosamente

Eu sou uma boa pessoa

"Você é uma pessoa boa, Mari". Essa frase eu já escutei algumas vezes de amigas e amigos "irmãos". Eu comecei a entender...